Voltar para a tela anterior.

9ª Abertura Oficial da Colheita tem público recorde

Vereador Uez e Rudimar Menegotto avaliam abertura que ocorreu ontem na 3ª Légua


O vereador Velocino Uez/PDT esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (13/02), com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Rudimar Menegotto. Ambos avaliaram a 9ª Festa Oficial de Abertura da Colheita, em especial da colheita da uva, que ocorreu juntamente com a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, no Salão da Gruta da 3ª Légua, neste domingo (12/02), com a colheira simbólica na propriedade de Valderês Formigheri. 

O evento contou com missa, colheita simbólica e almoço festivo com a presença de mais de 500 pessoas. A abertura ressaltou a importância da produção rural em Caxias e tornando o município um dos maiores produtores de hortifruticultura do país, o primeiro no Estado e o principal fornecedor do Ceasa Porto Alegre, que abastece todo o Rio Grande do Sul.

O parlamentar colocou a comunidade de São Brás da 4ª Légua a disposição do sindicato a fim de sediar a abertura da 10ª Festa Oficial da Colheita, que será realizada no ano de 2018. A comunidade realiza no primeiro domingo de fevereiro almoço festivo para comemorar a festa do santo padroeiro.

O Dia da Abertura da Colheita prestigia todas as culturas produzidas no município, como forma de homenagear todas as áreas de produção e os seus produtores, em especial da uva que esse ano está estimado em mais de 600 mil toneladas do fruto, conforme o IBRAVIN.

“Além de comemorativa, a abertura da safra também tem o propósito de divulgar mais a realidade do setor, estimular os produtores que continuam com o mesmo espírito desbravador do início de nossa comunidade” salienta Uez. 

Dia da Abertura da Colheita

O Dia da Abertura da Colheita da Uva é comemorado entre os dias 20 de janeiro a 15 de fevereiro, conforme a Lei Municipal n.º 6.848, de 14 de julho de 2008, instituída pelo então vereador Getulio Demori/PP, com alteração da mesma pelo ex-vereador Raimundo Bampi/PSB. A Lei institui também a produção da hortifruticultura em Caxias do Sul, podendo as entidades organizadoras homenagearem outra cultura da hortifruticultura de forma conjunta.

13/02/2017 - 15:28
Gabinete do Vereador Velocino Uez/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo