Voltar para a tela anterior.

Assembleia de Deus recebe homenagem pelos 85 anos em Caxias do Sul

Instituição religiosa tem forte trabalho de evangelização e ação social


Os 85 anos de presença da Assembleia de Deus em Caxias do Sul foram marcados nesta quarta-feira à noite (07/12), em sessão solene na Câmara Municipal. A igreja instalou-se na cidade em 20 de outubro de 1931, na Avenida Rio Branco, 856, tendo como primeiro pastor Rosolimbo José Arlembaldo Cóssio. Atualmente, tem 74 templos na cidade, sendo presidida pelo pastor Daniel Régis Cavalcante, que recebeu placa comemorativa à data.

Proponente da homenagem, o vereador Rodrigo Beltrão/PT falou em nome do Legislativo. Recordou o movimento de 1517 desencadeado por Martinho Lutero, que propôs, com base em sua interpretação das Sagradas Escrituras, que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas tão somente pela fé em Cristo Jesus. A partir do movimento, a Bíblia foi transcrita do latim para o alemão e, após, para vários outros idiomas, tornando-se universal. Destacou, após, o surgimento de forte movimento de evangelização, nos Estados Unidos, no início dos anos 1900, com a propagação do ensinamento da doutrina do batismo no Espírito Santo, dando origem à Assembleia de Deus.

De acordo com Beltrão, a igreja realiza intenso trabalho de evangelização em presídios e asilos, levando a palavra de Cristo aos que estão doentes e precisando de ajuda. Também lembrou a ação social para a recuperação de dependentes de drogas e de álcool. “Quantas vidas a Assembleia de Deus já não salvou em Caxias com sua presença. É um trabalho que dá alento para o futuro, possibilitando termos uma cidade mais justa”, assinalou.

O pastor Daniel comentou algumas das principais ações da igreja, como o Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, que realiza, em média, 25 ações sociais comunitárias anuais e atende, mensalmente, 170 famílias com cestas básicas, auxílios diversos e assistência social. Em convênio com a prefeitura, são administradas nove escolas de educação infantil. Lembrou a existência do Centro de Recuperação Vitta e do movimento Manah, além do trabalho junto aos imigrantes, que deu origem, de forma pioneira em Caxias do Sul, da primeira Assembleia de Deus no Brasil de haitianos. “Além dos ensinamentos sobre Deus, também recebem noções de cidadania”, salientou o pastor.

A sessão foi conduzida pelo vereador Flávio Cassina/PTB, vice-presidente do Legislativo, e ainda teve as presenças dos parlamentares Ana Corso/PT e Daniel Guerra/PRB. O Executivo foi representado pelo secretário Francisco Spiandorello, do Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Os hinos nacional e rio-grandense foram entoados pela soprano Maristela Carneiro e o Quarteto Novo Canto, da igreja, apresentou duas canções no encerramento da sessão.

O requerimento, que solicitou a homenagem, foi subscrito por oito parlamentares e recebeu a aprovação unânime do plenário. Assinaram como autores do documento: Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Edio Elói Frizzo/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Rodrigo Beltrão/PT, Jó Arse/PDT e Neri, O Carteiro/SD.

07/12/2016 - 22:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo