Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense destaca a trajetória de 85 anos da Igreja Assembleia de Deus em Caxias do Sul

A sessão solene é aberta ao público e ocorre nesta quarta-feira (07/12), no Parlamento


A Câmara Municipal de Caxias do Sul promoverá uma sessão solene pelos 85 anos da Igreja Assembleia de Deus em Caxias do Sul, no dia 7 de dezembro de 2016, às 19h30min, no plenário (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). O requerimento 61/2016, que solicitou a homenagem, foi subscrito por oito parlamentares e recebeu a aprovação unânime. Assinaram como autores do documento: Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Edio Elói Frizzo/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Rodrigo Beltrão/PT, Jó Arse/PDT e Neri, O Carteiro/SD.

Segundo o texto aprovado, na data de 20 de outubro de 1931, na Avenida Rio Branco, 856, com a presença do missionário sueco Gustavo Nordlund, foi oficialmente fundada a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caxias do Sul, sendo empossado o pastor Rosolimbo José Arlembaldo Cóssio para assumir o trabalho de evangelização pentecostal. Nos 12 anos de fundação da igreja, era expressivo o número de membros, o que desencadeou a mudança de endereço do templo para a Avenida Júlio de Castilhos, 698, além de diversos pontos de pregação do evangelho nos bairros da cidade.

Em 3 de fevereiro de 1955, o pastor Acácio Soares Martins assumiu a presidência da igreja e ficou até outubro de 1961, desenvolvendo um profícuo trabalho. Em 13 de outubro de 1961, o pastor Noé Camargo de Oliveira é empossado, dando inicio à construção da sede situada na Rua Pinheiro Machado, 3169.

Em 4 de fevereiro de 1966, com a presença da diretoria da Convenção dos Pastores do Estado do Rio Grande do Sul, assumiu como pastor presidente da Igreja de Caxias do Sul Ruben Johannes Lundgren, o pastor João in memoriam, assim conhecido pela igreja e pela comunidade. Com sua chegada, uma nova fase foi implantada no trabalho da igreja, com um destaque à formação de novos obreiros, ao ensino da Palavra de Deus através da Escola Bíblica Dominical, ao incentivo à prática da música sacra na criação de orquestras e corais, à construção de novos templos nos bairros da cidade, à organização do trabalho social constituindo o Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren e implantando cursos de cunho teológico e formativo. 

Já desgastado fisicamente, em 2012, o pastor João transferiu a presidência da igreja para o pastor Daniel Regis Cavalcanti, que ampliou os trabalhos evangelísticos na cidade, organizando-os em distritos, descentralizando a administração da igreja e promovendo diversas ações sociais e culturais. Através do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, são realizadas, em média, 25 ações sociais comunitárias anuais e atendidas, mensalmente, cerca de 175 famílias com cestas básicas, auxílios diversos e assistência social. Em convênio com a prefeitura, são administradas nove escolas de Educação Infantil.

A igreja também participa anualmente do Desfile Cívico de 7 de setembro, através da Escola Bíblica Dominical Estrela da Manhã, com grupo representativo de membros ativos no trabalho evangelístico liderado pelo pastor Daniel Regis Cavalcanti e sua esposa Raquel Angelina Lundgren Cavalcanti. “É notória a contribuição da Igreja Assembleia de Deus na construção de uma sociedade mais justa, ética e socialmente ativa, fundamentada nos princípios bíblicos, primando pela evangelização e divulgação da Palavra de Deus como meio de transformação positiva de vidas”, escreveram os autores do requerimento, valorizando os motivos da homenagem.

 

06/12/2016 - 17:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo