Voltar para a tela anterior.

Aluno da Escola Estadual Professor Apolinário Alves dos Santos pede auxílio para apresentar pesquisa na Itália

Renan Monteiro Silva, do 3º ano do Ensino Médio, se manifestou da tribuna do Legislativo caxiense e explicou detalhes de seu trabalho


O estudante Renan Monteiro Silva, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Apolinário Alves dos Santos, se manifestou da tribuna do Parlamento caxiense na sessão ordinária desta terça-feira (29/11) e solicitou ajuda financeira da comunidade para apresentar sua pesquisa em 2017, na Itália. Em espaço concedido pela Casa por acordo de líderes, o aluno explicou que obteve o credenciamento para expor sua investigação no evento I Giovani e le Scienze, em Milão, na Itália, de 24 a 27 de março do ano que vem.

O aluno estudou uma vitamina para prevenir o vírus da zika. Renan analisou como o ácido fólico, cujo consumo é orientado durante os exames de pré-natal, pode atenuar o vírus da zika, evitando a incidência da microcefalia (má-formação do cérebro do bebê) e outras doenças que por ele podem ser provocadas. O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B que atua no processo de multiplicação das células e na formação de proteínas estruturais da hemoglobina, tendo como objetivo prevenir defeitos no tubo neural do feto, formado no momento inicial da gravidez (fonte: http://aps.bvs.br/aps)

Além de pesquisar o efeito do ácido no sistema nervoso, o estudante analisou dados do Nordeste do Brasil, onde ocorreram muitos casos recentes de microcefalia ligada ao zika e onde há menor registro de realização de exame pré-natal. “Há menos incidência da síndrome em regiões com maior cobertura do pré-natal”, constatou o aluno.

A pesquisa já foi levada a outras mostras científicas, como a Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia; e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), de Novo Hamburgo.  O estudo de Renan foi realizado durante o Seminário Integrado sob orientação das professoras Suelen Cristina Boeck e Luana Soares. Na plenária de hoje, o estudante esteve acompanhado da professora Suelen e da diretora da escola, Marili Rigon Zandoná.

Segundo Renan, o credenciamento para a defesa de sua pesquisa custeia a hospedagem, mas não as passagens até a Itália. Nesse sentido, o estudante espera contar com a solidariedade da população para efetivar a viagem.  “Quem puder colaborar pode procurar a Escola Apolinário ou acessar a vaquinha virtual que estamos fazendo. Será uma oportunidade de levar não apenas o trabalho que fizemos, mas a cidade de Caxias, o Estado e o país para o mundo”, frisou o jovem pesquisador.

A Escola Estadual de Ensino Médio Professor Apolinário Alves dos Santos fica localizada na Rua Atílio Andreazza, 3731, bairro Sagra Família, fone (54) 3229-2152. O email para contato com o aluno é renanvmsilva@gmail.com

29/11/2016 - 19:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo