Voltar para a tela anterior.

Moção de apoio à contratação de mais carteiros para a cidade deverá ser protocolada no Legislativo caxiense

Em audiência pública da CDUTH, o parlamentar Neri, O Carteiro informou que buscará assinaturas de mais vereadores para encaminhar o documento


Uma moção de apoio à contratação de mais carteiros para a cidade deverá ser protocolada no Parlamento caxiense, nos próximos dias. Em audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) nesta segunda-feira (28/11), o parlamentar Neri, O Carteiro/SD informou que buscará assinaturas de mais vereadores para encaminhar o documento. A reunião desta noite foi conduzida pelo presidente da CDUTH, vereador Edson da Rosa/PMDB, e contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, na maioria funcionários dos Correios.

Edson da Rosa ressaltou que muitos moradores têm reclamado por causa dos atrasos no recebimento de correspondências e faturas. Nesse sentido, considerou oportuna a realização da audiência, sugerida pelo vereador Neri, para compreender melhor os motivos da demora na entrega. Além de Edson e Neri, acompanharam o encontro os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Denise Pessôa/PT e Arlindo Bandeira/PP. Não compareceram representantes dos Correios e do Ministério Público.

De parte dos carteiros, estiveram na mesa de autoridades o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios do Rio Grande do Sul (Sintect/RS), Yuri Monteiro Aguiar, e o diretor da subsede do Sintect em Caxias, Ricardo Paim. Yuri informou que já houve audiência em Passo Fundo, Erechim e, agora, em Caxias. Em nenhuma delas, integrantes da empresa participaram. “O desrespeito com o poder público é o mesmo que temos nos locais de trabalho. O projeto Correios 2020 é de modernização, mas o que estamos vendo é sobrecarga de trabalho, com o intuito de fazer mais com menos”, queixa-se Yuri, lastimando, também, em razão dos problemas envolvendo os planos de previdência e de saúde disponíveis à categoria.

Paim defendeu que a empresa Correios siga sendo pública e competente. Divulgou que Caxias do Sul tem cerca de 170 carteiros em atividade atualmente e haveria 53 profissionais a menos no quadro próximo do ideal. “Na busca de economia, a empresa está prevendo o fechamento de agências e de centro de distribuição na cidade”, criticou.

Conforme o dirigente, as dificuldades serão relatadas ao Ministério Público do Trabalho. Paim também entregou à CDUTH uma carta e pediu que ela fosse repassada a todos os vereadores. Ao mesmo tempo, o líder sindical ressaltou a necessidade de mais união e mobilização da categoria. Presidente da CDUTH, Edson da Rosa recebeu o documento, se comprometeu em encaminhar as cópias aos demais colegas, lembrando, entretanto, que a administração dos Correios é federal.

Funcionário dos Correios licenciado, vereador Neri, O Carteiro/SD pontuou que a falta de efetivo afeta todo o país e, por consequência, gera transtornos à população porque não é possível corresponder às demandas. “Os carteiros não conseguem atender onde já há entrega estabelecida. Imagina como ficam diante do crescimento de Caxias, que necessita de ampliação cada vez mais. A empresa não faz concurso desde 2011 e há carteiros que acabam trabalhando até mesmo no horário do almoço”, relata Neri.

Adiló disse que, hoje à tarde, recebeu uma carta com cinco dias de atraso. Na opinião do vereador, a situação está complicada. “Vemos multinacionais querendo o filé dos Correios, que sempre foi uma empresa de credibilidade, mas hoje presta um serviço de péssima qualidade. Há algo orquestrado para desgastar a imagem dos Correios”, cogita o petebista.

Morador de Santa Lúcia do Piaí, o parlamentar Arlindo Bandeira/PP explicou sobre o atendimento no interior, por meio de caixas postais, e defendeu melhorias nos Correios.

No espaço aberto à plateia, alguns carteiros disseram que a realidade de trabalho deles se encontra bem difícil atualmente. “A população nos cobra, mas, mesmo fazendo nosso trabalho correto, a gente não dá conta do serviço. E, devido à cobrança dos gestores, há um adoecimento da categoria”, lamentou o carteiro Paulo Rodrigues. Alexandre dos Santos Nunes tem receio da privatização da empresa e se colocou contrário a essa possibilidade. Há 21 anos nos Correios, Helena Maria Zarpelon dos Santos afirmou que a pressão no trabalho tem sido grande.

Além de Edson, Neri, Bandeira e Adiló, integra a CDUTH o vereador Gustavo Toigo/PDT.

28/11/2016 - 22:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo