Voltar para a tela anterior.

Toigo destaca passagem do Dia Municipal dos Catadores de Material Reciclável

Data será comemorada, pela primeira vez, neste dia 23 de setembro


Instituído pela lei municipal 8.085, em vigor desde 25 de maio deste ano, o Dia Municipal dos Catadores de Material Reciclável será comemorado, pela primeira vez, nesta sexta-feira (23/09). Autor do projeto, que teve aprovação unânime do Legislativo, o vereador Gustavo Toigo/PDT lembrou, em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (23/09) da Câmara, a morte trágica do catador Carlos Miguel dos Santos, há quatro anos, que deu base à proposta, e a importância da atividade na preservação do meio ambiente.

Toigo observou que os catadores, mesmo desempenhando papel importante para a sociedade, são frequentemente submetidos a atos preconceituosos. “São eles que asseguram destinação correta aos resíduos que todos geram. São operadores vitais nesta cadeia, mas são injustamente discriminados”, criticou. Para ele, são pessoas que deveriam ser acolhidas pela população caxiense.

O vereador comentou que o catador é a parte mais frágil da cadeia da reciclagem de resíduos, pois é quem faz o trabalho mais penoso e perigoso, mas recebe pouco por isto. Afirmou que o maior beneficiado é o atravessador, que recebe o material compactado e repassa à indústria de transformação dos resíduos. Nesta sexta-feira, às 16h, o vereador participa da Missa pela Paz e da homenagem alusiva à data dos catadores, no Memorial Carlos Miguel, erguido pelo padre Renato Ariotti, atrás da Casa Paroquial da Igreja de Santa Catarina.

Toigo também defendeu, em seu pronunciamento, que a cidade precisa aderir à nova ordem mundial, que privilegia ações de energia sustentável e ambientais. O pedetista sugeriu que a indústria metalmecânica local inicie um processo de prospecção e desenvolvimento de componentes para estas áreas.

22/09/2016 - 18:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo