Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia Escola Rachel Calliari Grazziotin

A instituição comemora 10 anos


Nesta terça-feira (13), a Câmara realizou homenagem aos 10 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Rachel Calliari Grazziotin. O requerimento que deu origem à solenidade foi proposto pelo Vereador Renato Oliveira/PCdoB e aprovado na sessão de 25 de maio.

Localizada no bairro Fátima, a escola começou suas atividades educacionais em 2000, e atende a crianças e jovens daquele bairro e adjacências, desde o ingresso no ensino fundamental, aos 6 anos, até sua formação no ensino médio, atendendo, nos turnos da manhã, tarde e noite, 610 alunos.

O nome da escola é em homenagem à Rachel Calliari Grazziotin, professora, advogada e vereadora de Caxias do Sul entre os anos de 1983 e 1988. Teve destaque na defesa do menor, sendo presidente da Comai, com atuação em programas sociais, voltados sobretudo às meninas-mães solteiras do município.

Na homenagem, Renato Oliveira lembrou a movimentação da comunidade do bairro Fátima, ao longo de anos, para a instalação da escola no bairro, cumprimentando a comunidade escolar e os moradores.

O Vereador comentou também a necessidade da construção do ginásio de esportes. Atualmente, a quadra utilizada pelos alunos é alugada, e os custos, arcados pelos pais. Temos que lembrar que é preciso mais lutas, não pode haver acomodação.

A coordenadora da 4ª CRE Marta Fattori reconheceu o trabalho da diretora e vice-diretoras, dos 34 professores e demais funcionários na educação dos mais de 600 alunos, além da participação da própria comunidade. Uma escola existe também com a comunidade, por meio dos pais presentes e responsáveis, que acompanham o desenvolvimento dos jovens.

A diretora Jussara Lazzarotto acredita que hoje a escola colhe os frutos da realização de um sonho, possível graças à luta, espera e dedicação. Uma escola que oferecesse o ensino médio era uma necessidade do bairro. A mobilização iniciou ainda em 1983, mas apenas em 1999 teve início a construção do prédio, sendo concluída no mesmo ano.

Após essa etapa, colocamos em prática o desafio de um audacioso projeto pedagógico, inspirado em respeito, honestidade, solidariedade, e sobretudo, limites. Além da abordagem de problemáticas atuais, como o meio ambiente, e a prática social, por meio de parcerias com entidades assistenciais.

A diretora agradeceu aos profissionais pela dedicação nas atividades de ensino.

O secretário municipal de Recursos Humanos e Logística Edson Mano representou o Poder Executivo na homenagem.

Salientou a importância da instituição para a região que compreende o bairro Fátima. A iniciativa da escola em homenagear Rachel Calliari Grazziotin em seu nome reforça a responsabilidade da escola perante o ensino.

 

13/07/2010 - 19:12
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo