Voltar para a tela anterior.

Igreja Matriz de Santa Lúcia do Piaí recebe homenagem

Câmara Municipal entregou placa em comemoração aos 85 anos do espaço religioso


Na abertura da sessão ordinária desta quarta-feira (14/09), o Legislativo de Caxias do Sul prestou homenagem à Igreja Matriz de Santa Lúcia pelos 85 anos de fundação, completados no dia 18 de abril. A atividade foi acompanhada por lideranças e moradores da comunidade e pelo pároco Olmiro Carlos Dalberto. A proposição da homenagem foi apresentada pelo vereador Arlindo Bandeira/PP, com apoio de vários parlamentares.

Em nome da Câmara Municipal, Bandeira destacou que a Igreja, nestes 85 anos, exerceu papel fundamental no desenvolvimento social, humano e espiritual da comunidade. Lembrou a participação na constituição da Associação Damas da Caridade e do Postulado da Oração, além de capelas no interior do distrito. Citou, ainda, o comprometimento na realização de procissões, festas e retiros espirituais.

Depois de observar que o distrito é berço nacional da Ordem dos Cônegos Lateranenses, o vereador do PP destacou a participação da paróquia na construção do primeiro seminário por meio do padre Domingos Tonini, que teve oito alunos na primeira turma e ordenação em 1946. Relatou também o envolvimento da paróquia na reestruturação e modernização da escola pública e do hospital, assim como a gestão atual do salão da comunidade e do cemitério. Outro fato relacionado à Igreja Matriz é o reconhecimento pelo Papa Bento XVI do milagre de cura de Onorino Ecker, de 4 anos, em 1944, e atribuído a Bárbara Maix, beatificada em 6 de novembro de 2010.

O pároco Olmiro Dalberto destacou que as responsabilidades da Igreja com a comunidade continuam sendo mantidas por seus pastores e lideranças. Enfatizou que a construção do local é resultado da fé e do suor dos moradores. “Devemos celebrar o esforços de todos na edificação desta história”, assinalou.

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT, o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos, Idair Moschen, lembrou a sua origem no distrito. Enfatizou que a Igreja Matriz tem forte integração com as demais capelas do interior de Santa Lúcia, atuando sempre de forma cooperativa e solidária na construção material e espiritual. “Santa Lúcia é uma comunidade diferente, ali se cultiva solidariedade”.

14/09/2016 - 19:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo