Voltar para a tela anterior.

Vereador Adiló Didomenico elogia o trabalho do Banco de Refeições Coletivas - Programa Prato Solidário

O parlamentar apresentou voto de louvor a quem faz parte da iniciativa por evitar que pessoas passem fome


O Banco de Refeições Coletivas - Programa Prato Solidário teve seu trabalho valorizado, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias do Sul desta quinta-feira (25/08). O parlamentar Adiló Didomenico/PTB apresentou um voto de louvor à iniciativa, que completou três anos em 18 de agosto de 2016 e é coordenada pela prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com a Fundação Caxias, a Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN) e o Instituto Elizabetha Randon. Na plenária de hoje, o petebista destacou o sentido social e humano de quem ajuda a evitar que pessoas passem fome.

Adiló explicou que o Banco de Refeições Coletivas recolhe o excedente de alimentos produzidos em cozinhas industriais e doa a entidades assistenciais devidamente cadastradas para proporcionar melhorias na nutrição e na qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social. “É usada a reserva técnica que todo o restaurante industrial prepara a mais, por prevenção. Essa reserva é de 10% da demanda confirmada. Ao fazer essa doação, o Banco de Refeições Coletivas auxilia quem precisa de alimento, pois não há nem como dormir estando com fome”, observa o parlamentar.

Adiló recordou que, há algumas décadas, por meio da Fundação Caxias e com apoio de voluntários, existia um programa que servia sopão a quem necessitava de alimento. Ele próprio observava com tristeza as filas de crianças com recipiente para receber comida.  

Hoje, para participar do Banco de Refeições Coletivas - Programa Prato Solidário, a empresa escolhe uma instituição carente para doar os alimentos excedentes produzidos em seus refeitórios, em parceria com a que produz as refeições. Atualmente, seis empresas participam do programa como fornecedoras: Detella Restaurantes Empresariais, Nutriflach, Padaria Rio Branco, Prato Feito, Sapore S/A e Sica Gastronomia. A Personalitty Transportes também é parceira e realiza o transporte dos alimentos.

Outras 12 empresas participam como mantenedoras: Agrale, Detella Restaurantes Empresariais, Eberle Mundial, Fras-Le, Marcopolo, Matripolo, Padaria Rio Branco, Perfiline Componentes Metálicos, Randon, Roadline, Sica Gastronomia e Suspenys. O Banco de Refeições Coletivas serve cerca de 550 refeições ao dia, beneficiando nove entidades.

Na mesma linha de Adiló, o parlamentar Renato Oliveira/PCdoB elogiou o trabalho de pessoas que atuam no combate à fome. Segundo o vereador, quando seus pais vieram morar em Caxias, também contaram com doação de alimentos por parte de um familiar.

Ainda na sessão ordinária de hoje, Adiló voltou a criticar o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros/PMDB-AL, e informou que a secretaria do órgão atestou recebimento da moção MC-21/2016, aprovada pelo Legislativo caxiense. Essa moção é de autoria do petebista e discorda da tentativa de Renan de votar projeto para dificultar operações contra agentes públicos suspeitos de corrupção, a exemplo da Lava Jato.

Na opinião de Adiló, a escolha de senadores não deveria ser como é hoje, tendo Estados pequenos e pouco representativos em termos de economia com mesmo número de senadores que os maiores. O vereador questiona, ainda, a existência do suplente de senador, o qual, muitas vezes, nem é conhecido pela população. O vereador Edio Elói Frizzo/PSB concordou com a reflexão e as críticas de Adiló sobre a eleição para o Senado no Brasil.

 

25/08/2016 - 19:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo