Voltar para a tela anterior.

Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG e Rio Grande Energia-RGE são as empresas inclusivas de 2016

O selo alusivo ao título foi entregue pelo Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24/08)


O Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG e a Rio Grande Energia-RGE receberam, nesta quarta-feira (24/08), o selo de Empresa Inclusiva 2016. A distinção foi entregue pelo Legislativo caxiense, durante sessão ordinária. O 1º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Flavio Cassina/PTB, conduziu a cerimônia.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), parlamentar Rodrigo Beltrão/PT fez o pronunciamento em nome de todos os vereadores e detalhou que o processo de escolha das empresas envolveu visita às indicadas e avaliação feita por uma comissão composta por integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Coordenadoria da Acessibilidade, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, Unidade do Ministério do Trabalho em Caxias e da Câmara.

“Esse prêmio vai ao encontro do que estabelece a Lei Brasileira de Inclusão, que é um alicerce constitucional para a prática da isonomia. Em visita in loco, a comissão verificou que as empresas escolhidas estão bem adequadas com suas estruturas, dispõem de projetos de acessibilidade e têm pessoas com deficiência em seu quadro funcional”, ressaltou Rodrigo.

Representando o Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG, o vice-reitor e diretor administrativo, Fábio Dall Alba, destacou que o compromisso da instituição vai além da obrigação de incluir. O professor agradeceu pelo apoio da comunidade acadêmica, mencionou o aspecto humano das ações da instituição e valorizou os resultados do Programa de Atenção à Diversidade e Inclusão (PADI). “Ao receber esse selo, assumimos o compromisso de dar sequência e ampliar nossos projetos de inclusão, com cidadania e respeito à diversidade”, pontuou, comemorando, também, a recente aprovação da mudança da categoria de faculdade para Centro Universitário.

Coordenadora do PADI, Claudia Colar Scolari disse ser uma honra estar à frente do programa e considerou alguns pontos relevantes para a sociedade promover a inclusão. Entre os quais: mudanças de atitude que ajudam a remover barreiras não apenas físicas, mas também de comportamento.

Pela RGE, uma equipe de profissionais compareceu à sessão para receber a honraria. Representando o grupo, o gerente da Base de Serviços de Leitura e Entrega da concessionária, Jackson Farias de Oliveira, saudou todo o grupo e lembrou de uma narrativa atribuída ao rei Alexandre, O Grande, cuja moral remete à noção de que todas as pessoas são iguais e especiais à sua maneira. “O Selo de Empresa Inclusiva é uma valorosa distinção e um reconhecimento às pessoas. Quem se sente especial, hoje, aqui, somos nós”, frisou Jackson.

Em nome do Executivo municipal, o chefe de gabinete da prefeitura, Paulo Dahmer, parabenizou as empresas homenageadas e aproveitou para convidar a comunidade para a 5ª Semana da Pessoa com Deficiência, que se estende até dia 28 de agosto, em Caxias do Sul.

 

O SELO EMPRESA INCLUSIVA

- De autoria da Mesa Diretora, o requerimento 52/2016, que trata da distinção à FSG e à RGE, foi aprovado por unanimidade pelo plenário. A Mesa Diretora do Legislativo caxiense neste ano de 2016 é composta pelos vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB (presidente), Flavio Cassina/PTB (1º vice-presidente), Arlindo Bandeira/PP (2º vice-presidente), Pedro Incerti/PDT (1º secretário) e Felipe Gremelmaier/PMDB (2º secretário).

- O Selo Empresa Inclusiva foi instituído pelo decreto legislativo 283/A, de 22 de maio de 2012, a partir da iniciativa da vereadora Denise Pessôa/PT. Anualmente, por meio da distinção, o Legislativo reconhece organizações empresariais que incluam, em seus quadros, pessoas com deficiência. As indicações partem da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), em conjunto com uma comissão formada também por outras entidades.

 

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE CADA EMPRESA:

Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG

- Com sede em Caxias do Sul desde 1999, Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão em todas as áreas do conhecimento. Atualmente, a instituição conta com mais de 8 mil alunos matriculados. Com cerca de 160 salas de aula, 81 laboratórios, biblioteca com mais de 100 mil exemplares e áreas para esporte, a instituição tem seu campus-sede localizado na Rua Os 18 do Forte, no bairro de São Pelegrino.

- Foi na última semana que o Ministério da Educação homologou parecer do Conselho Municipal de Educação, elevando a categoria acadêmica da instituição de Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) para Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG. Em termos práticos, a empresa terá maior autonomia para a abertura de novos cursos e avanços em programas de ensino, pesquisa e extensão.

- A instituição possui um projeto de acessibilidade e inclusão com adequações na estrutura, como piso tátil e visibilidade, com base na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Esse projeto está voltado tanto para os profissionais da empresa como para os alunos. (Fonte: http://www.fsg.br)

 

Rio Grande Energia (RGE)

- Distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, a Rio Grande Energia (RGE) atende a 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. Sua área de atuação divide-se em duas grandes regionais: Centro, com sede em Passo Fundo; e Leste, com sede em Caxias do Sul.

- Em termos de expansão territorial, a empresa está presente em mais de 90 mil km², o equivalente a um terço do território gaúcho. Desde 2006, a Rio Grande Energia passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior conglomerado privado do setor elétrico brasileiro.

- O atual prédio da RGE em Caxias do Sul foi construído com base em projeto de acessibilidade, com tecnologia assistiva, braile, piso tátil e banheiros adaptados, entre outras melhorias. A empresa tem, atualmente, 1.671 colaboradores. Ela supera o número mínimo exigido pela lei das cotas, tendo em seu quadro de funcionários 84 pessoas com deficiência. (Fonte: http://www.rge-rs.com.br)

24/08/2016 - 18:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo