Voltar para a tela anterior.

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem à CNEC

Instituição completa 60 anos de atividades no Rio Grande do Sul


Na noite desta quinta-feira (01), a Câmara realizou Solene em comemoração aos 60 anos da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) no Estado. Os Vereadores votaram favoráveis ao requerimento na sessão ordinária de 24 de junho.

O Vereador Vinicius de Tomasi Ribeiro/PDT falou em nome do Legislativo. Relembrou a trajetória da Campanha, uma sociedade civil sem fins lucrativos que coordena esforços nas comunidades para ações educativas, por meio da oferta de serviços e produtos educacionais, representando um modelo de escola comunitária.

Mostramos nosso reconhecimento a todas as unidades cenecistas do Estado, por caminharem para uma educação sintonizada com as exigências da modernidade. Suas propostas objetivam a construção do conhecimento e da cidadania.

O Vice-presidente nacional da CNEC, Juarez Rigon, agradeceu à Câmara pela iniciativa da homenagem. Afirmou que o Rio Grande do Sul representa muito no contexto da educação cenecista. Procuramos fazer com que a instituição se paute na formação integral do cidadão, tanto para o mercado de trabalho como para o desenvolvimento das relações pessoais do indivíduo. Rigon agradeceu à diretoria nacional da CNEC pelo empenho nas atividades.

A presidente da diretoria estadual da CNEC Anita Ortiz Corrêa lembrou os funcionários da entidade. A CNEC se faz pela sua gente, e os diversos profissionais que aqui trabalham, com coragem e ousadia, afirmam o nome da instituição e realizam um trabalho sólido voltado ao ensino. Muito obrigada.

O secretário municipal da Educação Edson da Rosa representou o prefeito Sartori na homenagem. A CNEC é, sem dúvida, uma entidade consolidada. São 60 anos de compromisso de pessoas que acreditam na educação, que a tornam um bem comum por meio da formação integral.

Em 29 de julho de 1943, em Pernambuco, o estudante de Direito Felipe Tiago Gomes fundou, juntamente com um grupo de universitários, a primeira escola Cenecista do país.

A CNEC, em nível de Brasil, mantém aproximadamente 236 unidades cenecistas, somando em torno de 11 mil funcionários e 110 mil alunos.

No Rio Grande do Sul, a instituição conta com 26 escolas de educação básica e profissional e seis instituições de ensino superior, com quase 20 mil alunos.

Caxias do Sul possui duas unidades. O Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio, que oferece as modalidades de educação infantil até o ensino médio e o curso normal, e a Escola Cenecista São Vicente, localizada em Forqueta, que oferece educação infantil e ensino fundamental até a 4ª série.

 

01/07/2010 - 20:38
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo