Voltar para a tela anterior.

Beltrão cobra a criação do Centro Público de Economia Solidária

Falta de iniciativa da Prefeitura pode prejudicar vinda de verba federal para Caxias


O vereador Rodrigo Beltrão/PT cobrou agilidade do Governo Sartori na apresentação de uma proposta para a instalação do Centro Público de Economia Solidária em nosso município. O prazo para recebimento do valor liberado pela União está vencendo.

Desde o ano passado, foram feitas diversas reuniões com representantes do Governo, representantes da Economia Solidária (Ecosol) e o Fórum Municipal de Ecosol para tratar do tema, mas até agora o Centro Púbilco de Ecosol não saiu do papel.

Em 2010 o Governo Lula, através de uma emenda do Deputado Federal Pepe Vargas/PT, liberou R$ 200 mil para o projeto, faltando apenas a contrapartida do município em apontar o local de funcionamento do Centro. A mesma emenda foi aprovada em 2009, mas nem chegou a ser liberada, pois o governo municipal também não apresentou projeto. Esse fato fez com que o vereador Beltrão reforçasse o apelo para que a administração municipal, dessa vez, tenha agilidade e garanta um local para a instalação do Centro Público. Desde a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, em 2003, pelo Presidente Lula, já foram construídos mais de 30 centros de Economia Solidária em Caxias do S ul.

O Centro Público de Economia Solidária tem como objetivo ser um espaço de referência para o setor na cidade. O Centro, se for instalado, proporcionará um espaço centralizado para que os empreendimentos de Ecosol possam produzir, divulgar e comercializar seu produtos, além de ser um instrumento importante para o fortalecimento de uma rede associativa e solidária de geração de trabalho e renda. Hoje em Caxias do Sul existem mais de 130 empreendimentos de Ecosol mapeados, gerando trabalho e renda para mais de 2000 mil pessoas.

Não é a primeira vez que alerto sobre a possibilidade de perdermos a chance de termos um Centro Público de Economia Solidária em Caxias do Sul, por não haver projeto de parte do governo municipal. Já cobrei em 2009, agora o faço de novo. Não quero pensar que seja falta de vontade política, alertou Beltrão.

25/06/2010 - 15:28
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo