Voltar para a tela anterior.

Eva e Marcondes Tavares recebem o Prêmio Caxias do Sul

Casal foi homenageado pelos serviços prestados à cultura caxiense


Na tarde desta quinta-feira (24), a Câmara entregou o Prêmio Caxias do Sul ao casal Marcondes Pinheiro Tavares e Eva da Motta Tavares. O Requerimento que deu origem à homenagem é do Vereador Elói Frizzo/PSB.

Frizzo comentou conhecer o casal Tavares há mais de 30 anos, tendo acompanhado sua trajetória pessoal e profissional, sobretudo no teatro. Mais do que ninguém, eles merecem o prêmio. São pessoas especiais pelo pioneirismo e coragem numa época em que não se falava em cultura em Caxias do Sul.

Marcondes Tavares recordou o início das atividades no teatro, nos anos 1980, cuja maneira de realizá-las era descoberta no estudo e pelas viagens. Fazíamos e contestávamos, mesmo sendo vítimas da censura federal, que na época era um órgão de peso. Os homenageados agradeceram família e amigos.

A diretora do Centro de Cultura Ordovás Maria Inês Périco representou o prefeito municipal na cerimônia. Considera o casal Marcondes referência para quem trabalha com cultura em Caxias. São pessoas plurais, pois exploram outras vertentes da cultura além do teatro, como literatura e moda. Além disso, produzem e também consomem cultura, aquilo que nós precisamos.

Marcondes Pinheiro Tavares, nascido em 31 de março de 1950, é casado com Eva Tavares há 33 anos, com quem tem dois filhos. Marcondes é consultor e designer, com formação em marketing pela Universidade de Caxias do Sul, é pesquisador de moda há 20 anos em mais de 70 países.

É professor da Univarejo, em Caxias do Sul. Possui ainda 15 livros de poesia editados, de literatura infantil e de moda. Recebeu aproximadamente 50 prêmios na área que atua. Produtor de desfiles temáticos dos mais importantes eventos no Brasil e exterior, uniu o teatro e a poesia ao universo da moda.

É criador do Painel de Moda que está em sua 40ª edição, que circula por 15 estados brasileiros e 10 países.

Eva da Motta Tavares é atriz, com formação em jornalismo e gestão de restaurantes pela Universidade de Caxias do Sul. É diretora administrativa do periódico Informe de Moda há 12 anos. Atuou em inúmeros desfiles de moda e eventos importantes da área. Como atriz, recebeu prêmios em festivais estaduais.

24/06/2010 - 19:41
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo