Voltar para a tela anterior.

Sessão Solene homenageia Escola Cristóvão de Mendoza

Foram lembrados ainda os 45 anos da Banda Marcial


 

Na noite desta terça-feira (22), a Câmara realizou cerimônia em comemoração aos 80 anos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. A Banda Marcial do Instituto também foi homenageada pelos 45 anos. O requerimento que concedeu a homenagem é da Mesa Diretora e foi aprovado por unanimidade na sessão de 04 de março.

Denise Pessôa/PT falou em nome no Legislativo, repercutindo fatos da história do Instituto e da banda, criada para aprimorar o desenvolvimento musical dos alunos.

A Vereadora salientou a contribuição do Cristóvão de Mendoza como palco de manifestações pró-democracia. Como exemplo, a greve geral dos estudantes de maio de 1983, marco do movimento estudantil. Os caxienses têm em si um pouco do Cristóvão. Inúmeras pessoas, de expressividade no município e fora dele, por lá passaram e guardam boas lembranças. Mais do que educação e cultura, ele é a expressão de Caxias do Sul.

A Diretora Leila Macuco lembrou que na primeira greve da escola, em 1983, ela era uma jovem professora. Foi a primeira vez que presenciei o movimento estudantil.

A Diretora afirma que hoje é um dia especial a todos, um momento de comemorar e rememorar uma grande dádiva e também enorme responsabilidade. Temos que continuar essa trajetória de sucesso. Todos os que passam pela nossa escola costumam dizer que o Cristóvão tem alma. Fases memoráveis devem ser lembradas. A Diretora ainda disse que a Escola tem um papel como agente de transformação, direcionado aos valores morais na escola, na família e na sociedade. Eles aprendem o valor do amor ao próximo.

Ela ainda elogiou a Banda Marcial definindo como linda e solene.

Marta Susin Fattori, coordenadora Regional da Educação, reconheceu o trabalho dos professores, funcionários e direção, que atuam e atuaram na formação de jovens estudantes, que segundo ela, formam membros de uma sociedade preparada para os desafios do século XXI.

Salientou ainda as atividades da banda marcial, que semeia cultura, com repercussão nacional e internacional.

O Cristóvão abraça com carinho e solidariedade. Sou testemunha dos programas estruturantes implantados nos últimos anos, também por isso Caxias pode se orgulhar dessa escola.

Marta informou a inauguração, nos próximos dias, de duas salas temáticas e uma sala digital no Cristóvão. Serão importantes recursos pedagógicos e de inclusão digital, para o aprimoramento do ensino.

A Deputada Estadual Marisa Formolo diz que olhando a história da educação de Caxias do Sul se tem na escola Duque de Caxias (nome anterior ao Cristóvão) de 1930, o início do trabalho da educação de forma concreta. Quando os professores ficam bastante tempo em uma escola faz com que ela seja forte e que se tenha uma juventude que gosta de estar no local. É uma escola que trabalhou a educação e a cultura. Ela se inseriu em todo o movimento nacional de educação no seu tempo. Levou a música como uma forma de inclusão. Acreditamos que uma cidade que tem 100 anos de emancipação é porque teve educadores que souberam construir o seu papel.

A Primeira Dama, Maria Helena Sartori que se pronunciou em nome do Prefeito José Ivo Sartori, relatou o tempo em que foi aluna da escola. Eu entrei em uma época que existiam quatro mil alunos. Eu sempre estudei em escola pública e voltei ao Cristóvão como professora.

Ela citou algumas personalidades que foram alunos da escola, como Felipão, que foi técnico da Seleção Brasileira de futebol. Germano Rigotto, que quando foi Governador do RS, confiou a ela o cargo de Líder de Governo, o Padre Leomar Brustolin, hoje professor universitário. Certamente nenhum de nós imaginava uma trajetória como a que fizemos e estudamos em escola pública. Fui muito feliz como aluna e como professora. A Escola pública tem qualidade.

O presidente da Casa, Harty Moisés Paese/PDT encerra a homenagem citando uma frase de Nelson Mandela que diz: a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

 

Breve Histórico:

Fundada em 15 de junho de 1930 como Escola Complementar de Caxias do Sul, o Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza tem como título o fato de ser a primeira escola pública da cidade de Caxias do Sul. O início de suas atividades foi marcado pelo objetivo de incentivar a juventude caxiense para o exercício do magistério e para o aperfeiçoamento intelectual e moral.

A partir de 1965, o instituto criou a Banda Marcial Cristóvão de Mendoza, que ficou inativa por um período, mas retomou a suas atividades em 1997.

Atualmente, o colégio conta com aproximadamente 2,3 mil alunos e no corpo docente são 140 professores, o que o torna a maior escola pública da serra gaúcha e uma das maiores do estado.

22/06/2010 - 21:07
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo