Voltar para a tela anterior.

Sessão Solene comemora a Semana de Caxias

Cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (17)


A Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene em alusão à Semana de Caxias do Sul, comemorada de 14 a 20 de junho.

O Vereador Assis Melo/PCdoB falou em nome do Legislativo. Lembrou que os imigrantes chegaram em Caxias do Sul para trabalhar, e a busca pelo trabalho se repete até hoje, com os migrantes de outras cidades e estados do país.

Somos mais de 400 mil caxienses, e o nosso trabalho fez da cidade um dos mais importantes pólos industriais do país. Nossa agricultura é variada, além disso, na arte, nos esportes e na política, também nos destacamos. Basta lembrar que nunca houve registro de um político caxiense envolvido em escândalos de corrupção.

Segundo Assis, há problemas a serem sanados, principalmente nas áreas habitacional e de saneamento. É o nosso desafio e vamos superá-lo, para que Caxias seja mais do que a cidade do trabalho, seja também a cidade para todos.

Após, foi entregue ao presidente da Câmara Harty Moisés Paese a reprodução do manuscrito da primeira Lei Orgânica Municipal.

O Vice-prefeito Alceu Barbosa Velho fez o pronunciamento em nome do poder municipal. Para Alceu, no mês em que se comemoram os 120 anos de emancipação do Município, Caxias do Sul pode se sentir cheia de vigor. Somos uma cidade que cresce em um ritmo forte e não nos distanciamos das necessidades de toda a população. Esse crescimento é construído por muitos braços, em torno do trabalho obstinado e da fé, que transformaram Caxias em referência nacional.

O Vice-prefeito repercutiu números que mostram o potencial econômico da cidade, que conta com 30 mil empresas, gerando um PIB de quase R$10 bilhões.

O município gera riqueza e a prefeitura investe pesado em todas as áreas para cobrir todas as demandas. Com isso, trabalhamos pensando o presente e planejando o futuro. Na nossa multiplicidade populacional, já que mais da metade dos caxienses é natural de outros lugares, somos uma parte do povo gaúcho e brasileiro, e nos orgulhamos do trabalho que fazemos.

Durante a Solene, ocorreu o lançamento do livro Obstetrícia em Caxias do Sul da Colônia à Universidade (1875 - 2000), de autoria dos médicos Marco Túlio Zanchi e José Mauro Madi. A obra resgata a história da saúde, sobretudo da obstetrícia, bem como a história dos médicos que construíram a especialidade médica em Caxias do Sul. Parte da renda será revertida para a Casa de Apoio Viva Rachel, que abriga mulheres em situação de violência doméstica com risco de vida.

No encerramento da cerimônia, o coral do SAMAE apresentou a canção italiana Gira L'amore.

 

17/06/2010 - 20:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo