Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia Pastoral da Criança

Instituição completa 25 anos


 Durante a sessão desta quarta-feira (16), foi realizada homenagem pelos 25 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul. O Requerimento que deu origem à homenagem foi proposto pela Vereadora Denise Pessôa/PT, e aprovado por unanimidade na sessão do dia 09 de março.

Foi apresentado ainda um vídeo sobre a Pastoral da Criança.

Denise Pessôa relembrou aspectos históricos da criação da Pastoral da Criança no estado do Paraná, em 1983, bem como a morte trágica da fundadora Zilda Arns, este ano. A Vereadora comentou ainda a história da Pastoral da Criança em Caxias do Sul, que iniciou em 1983 no bairro Cruzeiro, por meio do trabalho da

Irmã Carmem Ritter, lembrando as iniciativas da entidade no acompanhamento em saúde, nutrição e espiritualidade, de forma ecumênica.

Segundo a presidente da Pastoral da Criança Beatriz Augustin, a história da Pastoral é repleta de superação de dificuldades, sobretudo por meio das ações desenvolvidas em saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade.

Os números da Pastorais são expressivos, porém, o que importa é o amor que une as pessoas, e que existe no trabalho dos líderes comunitários para com as famílias.

Para o vigário geral da Diocese de Caxias do Sul Vital Coberline, é preciso agradecer á Deus pela existência das Pastorais, pois o trabalho desenvolvido no intuito de preservar a vida dos mais frágeis, crianças e mulheres grávidas. Salientou que a entidade é ecumênica, presente em diversas partes do mundo. O vigário agradeceu aos voluntários pela dedicação às famílias atendidas pela Pastoral.

Maria de Lurdes Grison, presidente da Fundação de Assistência Social, representou o prefeito na

homenagem. Parabenizou as líderes comunitárias, que segundo ela, entendem que as pessoas são mais felizes servindo aos outros, do que quando servidas. Reforçou a necessidade da sociedade civil organizada atuar em conjunto com o poder público.

Maria de Lurdes leu discurso de Zilda Arns, realizado pouco antes de sua morte, no Haiti. Num dos trechos, Zilda afirmava que a construção da paz começa no coração das pessoas, que se transforma em fraternidade e responsabilidade social.

Em Caxias do Sul, a Pastoral da Criança iniciou suas atividades em junho de 1985, no bairro Cruzeiro, com o objetivo de diminuir a alta taxa de mortalidade infantil que havia na época.

Hoje, a atuação da Pastoral da Criança na Diocese corresponde a uma rede solidária de 80 pessoas, das equipes organizativas, e de 347 voluntários, abrangendo cerca de cinco mil crianças e 220 gestantes, totalizando 3970 mil famílias.

 

16/06/2010 - 19:23
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo