Voltar para a tela anterior.

Diretora da Escola Helen Keller ocupa Tribuna Livre

O Requerimento foi proposto pelo Vereador Vinicius Ribeiro


Na sessão desta terça-feira (15), Maria Alice Rodrigues, diretora da Escola Helen Keller, fez uso da Tribuna Livre. Lembrou que a escola completa 50 anos de existência, voltada à educação de surdos.

Atualmente, há 150 alunos matriculados. Boa parte deles apresenta outras limitações além da surdez, como deficiência física e transtornos psicológicos.

Desde 2006, a instituição busca recursos por meio do Orçamento Comunitário. O principal objetivo é a adaptação das atuais instalações, construídas em 1988.

A escola possui três andares, o que é um empecilho para alunos e funcionários. As condições físicas da escola não comportam as necessidades dos alunos, é preciso um espaço físico adequado.

Em 2008, a escola Helen Keller obteve auxílio do OC para a construção de um novo prédio, que atendesse suas necessidades físicas.

Maria Alice entregou à presidência da Casa documento solicitando apoio para a análise da construção do prédio numa área plana, pertencente ao município. A diretora fez o pedido para que o Legislativo analise a proposta.

O Vereadores demonstraram seu apoio. Para Geni Peteffi/PMDB, a Câmara tem de abraçar a causa, viabilizando a obtenção do terreno.

Vinicius Ribeiro/PDT defende que os currículos escolares apresentem noções de Libras aos estudantes.

Gustavo Toigo/PDT e Ana Corso/PT consideram a reivindicação justa, e ofereceram apoio como parlamentares.

O Vereador Alaor de Oliveira/PMDB repercutiu projeto de sua autoria que visava instituir a tradução simultânea para surdo-mudos na TV Câmara, canal 16, que seria feita por estagiários. Porém, a matéria foi inviabilizada pela obrigatoriedade da função ser exercida por profissional capacitado.

Alaor sugeriu que a Câmara crie o cargo de tradutor de libras.

A presidência acatou a sugestão. Segundo Moisés Paese/PDT, ainda neste mês será incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias a criação do cargo, para o próximo concurso do Legislativo.

15/06/2010 - 19:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo