Voltar para a tela anterior.

Sessão Solene lembra a chegada dos colonizadores italianos à Caxias

Evento foi comemorado na comunidade de Nova Palmira


 

Na noite desta quinta-feira (20), Nova Palmira recebeu a Câmara de Vereadores para a realização de Solene comemorativa aos 135 anos da imigração italiana.

A lei nº 6.382, de 16 de junho de 2005, institui a data anual comemorativa da Imigração e Colonização Italiana no Município de Caxias do Sul, dia 20 de maio.

Segundo o atual mapa geográfico da cidade, a origem da colonização do município ocorreu em Nova Palmira, que integra o distrito de Vila Cristina. O local tornou-se ponto de referência para Caxias, visto que a primeira denominação do município, após o início da colonização italiana, foi 'Colônia aos Fundos de Nova Palmira'.

O evento iniciou com uma missa do Tríduo de Caravaggio na Igreja São Rafael. Logo em seguida, o Presidente da Câmara de Vereador Harty Moisés Paese e o Prefeito Municipal José Ivo Sartori, entregaram à comunidade uma placa comemorativa, que carrega os seguintes dizeres: "Na passagem dos 135 anos da Imigração Italiana, a homenagem do Poder Executivo e do Poder Legislativo à Colônia dos Fundos de Nova Palmira," assinada por ambos.
Durante a Solene, realizada no Salão Paroquial de Nova Palmira, foi apresentado documentário de 12 minutos sobre a comunidade, produzido integralmente pela TV Câmara Canal 16. O material mostrou depoimentos de descendentes dos imigrantes e retratando a cultura da localidade.

Para o Vereador Edio Elói Frizzo/PSB, a homenagem tem o intuito de sanar a dívida com Nova Palmira, pela referência histórica dessa comunidade para Caxias do Sul. Devemos nos voltar para a valorização desse importante local histórico.

Frizzo resgatou ainda aspectos históricos de Nova Palmira, salientando quem foram os primeiros moradores, bem como a importante troca cultural entre os imigrantes germânicos e os italianos.

Germano Noll, descendente de uma das primeiras famílias moradoras de Nova Palmira, aprofundou a explicação do surgimento da comunidade, pelo viés da distribuição às famílias dos lotes na região.

O Subprefeito de Vila Cristina Sadi Pirovano mostrou-se satisfeito e agradecido com o reconhecimento feito à Nova Palmira, lembrando a importância da comunidade para o desenvolvimento de Caxias do Sul.

O Prefeito José Ivo Sartori parabenizou a Câmara de Vereadores pela realização do evento na comunidade. Esta Sessão Solene representa o reconhecimento de Caxias do Sul a todos os imigrantes e etnias que, por meio do trabalho e de seus valores, fizeram o desenvolvimento da cidade. Aqui, prestamos nossa homenagem cheia de emoção a essas pessoas.

Sartori lembrou ainda eventos políticos que definiram Nova Palmira como pertencente à Caxias do Sul.

Ao final, a cerimônia teve canções típicas italianas apresentadas pelos músicos Paula Potter, Jorge Luiz Potter e Carolina Potter.

21/05/2010 - 09:38
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo