Voltar para a tela anterior.

Secretário Jorge Dutra participa de reunião da CDUTH

Titular da pasta expôs aos Vereadores as mudanças que estão ocorrendo no transporte coletivo


 

Durante a tarde desta quinta-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, realizou reunião para discutir as mudanças no transporte coletivo urbano, especificamente as mudanças nos terminais de ônibus, que foram transferidos da rua Bento Gonçalves e deslocados para os bairros. Estiveram no encontro o titular da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Jorge Dutra, o Diretor Técnico da SMTTM Juliano De Ros, o Diretor Geral da SMTTM Osvaldo Della Giustina, Engenheiro de Tráfego da empresa VISATE Hélio Stapassoli, além dos Vereadores Mauro Pereira/PMDB, Vinicius Ribeiro/PDT, Elói Frizzo/PSB, Geni Peteffi/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Assis Melo/PCdoB.

Os Vereadores presentes cobraram do Secretário e dos técnicos explicações sobre as recentes mudanças, que estão gerando muitas reclamações por parte da população.

O Vereador Elói Frizzo argumentou que as mudanças foram feitas de uma forma muito rápida. Assis Melo, comentou que essas mudanças não ajudam a descentralização do transporte, pois de qualquer forma os ônibus continuam passando pelo centro da cidade. Vinicius Ribeiro disse que as mudanças tem o objetivo de melhorar e priorizar o transporte coletivo. Ele informou que as alterações recentes atingem cerca de 50 mil pessoas. Ele informou ainda que o objetivo da Secretaria é realizar a descentralização do transporte, e a mudança dos locais das paradas é apenas uma das ações feitas nesse sentido. Geni Peteffi, disse que a Secretaria precisa divulgar mais as próprias ações, para que a população fique sabendo o que está acontecendo e quais os objetivos da Secretaria com a descentralização do transporte.

O Secretário Jorge Dutra, disse que é de extrema importância que os Vereadores façam as cobranças que são reflexo das reclamações que ouvem da população diariamente. Ele explicou que o termo 'descentralização' não se refere ao transporte em si, mas sim aos terminais de ônibus. Informou que o estudo para a descentralização é feito desde 1995, e que agora está sendo implantado de uma forma prática. Expôs algumas ações que a Secretaria vem implantado para o melhoramento do transporte coletivo e da descentralização, como as quatro estações centrais, que permitem a integração física do transporte, as linhas coloridas, que proporcionam a integração física e tarifária, além da futura implantação das estações Floresta e Imigrante. Dutra explicou que as mudanças na rua Bento Gonçalves começaram pois existia uma dificuldade no trânsito daquela via. Com isso foi criado um corredor de ônibus na via e as estações localizadas ali foram removidas, para que os ônibus não ficassem parados ali, o que dificultava o fluxo no local. O Secretário informou que as mudanças já dão resultados, como a redução significativa do tempo em que os ônibus percorrem as linhas que foram alteradas. Também disse que as reclamações registradas na VISATE são em torno de 20 por mês, número que o Secretario julga baixo, em um universo de 50 mil pessoas atingidas pelas mudanças.

Ao final do encontro, o Vereador Mauro Pereira, Presidente da CDUTH, considerou o encontro positivo. Disse ainda que reclamações pontuais existem, mas que a Secretaria está trabalhando para melhorar a vida de todos os usuários.

 

13/05/2010 - 18:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo