Voltar para a tela anterior.

Denise propõe criação da Semana de Conscientização do Doador de Medula

O projeto busca incentivar a doação de medula óssea e a captação de doadores


 

A vereadora Denise Pessôa/PT apresentou ontem (05/05) um projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Doador de Medula Óssea, em Caxias do Sul. A proposta se associa à Lei Federal 11.930, sancionada pelo presidente Lula em abril de 2009, que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doadores de Medula Óssea. O objetivo é engajar o município no esforço nacional de ampliação do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Em 2010, o REDOME atingiu a marca de 1 milhão e 400 mil doares cadastrados, número ainda considerado insuficiente para atender a todos os pacientes que precisam de transplante. No Brasil, a probabilidade de se achar um doador compatível é de um em cem mil. A ampliação do cadastro de doadores é fundamental para amenizar o sofrimento dos pacientes que aguardam ansiosamente por um doador compatível.

Além de instituir a Semana Municipal, o projeto apresentado estabelece que os hospitais e locais de coleta de material devem eliminar qualquer dificuldade que impeça ou desestimule os voluntários ao exame de compatibilidade de medula, salvo os procedimentos normais de cadastramento e coleta.

Segundo a vereadora, a ampliação do cadastro de doadores depende de um esforço coletivo. Os municípios têm papel importante nesta luta, principalmente aqueles que já possuem os serviços de saúde pública municipalizados e se constituem como referência regional, como é o caso de Caxias do Sul.

07/05/2010 - 09:17
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa/PT
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo