Rafael Bueno faz visita ao Hemocentro e pede apoio da doação de sangue e plasma

Vereador aproveitou para doar sangue e verificar condições de trabalho

O vereador Rafael Bueno/PDT visitou na manhã desta sexta-feira (31/07) o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) para verificar as condições de funcionamento, de trabalho dos servidores e aproveitou para doar sangue, prática feita desde seus 18 anos. O parlamentar pediu à população procure o órgão para fazer doação de sangue e também de plasma, quem tiver essas condições, porque isso tem ajudado no tratamento do coronavírus. Com o componente do sangue de alguém recuperado, é possível passar anticorpos para doentes em estado grave por meio de uma transfusão. A primeira transfusão de plasma na cidade ocorreu no final de maio.


Como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, Bueno destacou a importância de a população se mobilizar para doar de sangue e plasma. E a comunidade tem dado a resposta, chegando a 65 doadores em média, por dia, maior que nos últimos meses.


"Tenho essa prática desde os meus 18 anos, e acho que as pessoas precisam doar para ajudar os demais, principalmente em tempos de pandemia", destacou o parlamentar. "Doar pode salvar vidas."

COMO DOAR PLASMA

A seleção dos doadores de plasma é realizada pelo Hemocentro e passa por avaliação. Para doar, as pessoas precisam ter entre 18 e 60 anos, a Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, e que estejam há mais de 28 dias recuperadas, sem sintomas nem apresentar outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, o Virvi Ramos está habilitado, mas outros hospitais estão em estudo. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290.4543 e (54) 3290.4580 ou pelo WhatsApp (54) 9 8418.8487. O Hemocs (Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos sábados, das 8h às 12h.

31/07/2020 - 13:52
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.
Rafael Bueno esteve no Hemocentro na manhã desta sexta-feira

Rafael Bueno esteve no Hemocentro na manhã desta sexta-feira

Crédito: Daniel Corrêa/Divulgação