Vereador Rafael Bueno se solidariza com situação precária da escola Cristóvão de Mendoza

Alunos farão mutirão neste final de semana diante da inércia do Estado em sanar problemas de infraestrutura

O vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou da tribuna do Legislativo caxiense na manhã desta quinta-feira (7) e conclamou o poder público e a comunidade para auxiliarem nas demandas do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Na mesma sessão, o estudante e vice-presidente do Grêmio Estudantil da escola, Anderson Borges, lamentou o estado precário da estrutura. Mostrando imagens da situação, Borges explicou que a comunidade escolar aguarda reformas desde 2012, quando integrou o Plano de Necessidades de Obras. Em 2016, após manifestações e ocupação dos estudantes, foram prometidos recursos do Banco Internacional de Reforma e Desenvolvimento, por meio do Estado e Ministério Público. Mas o repasse não aconteceu. No inicio deste ano, nova licitação foi suspensa devido ao decreto de contenção de gastos do governo estadual.

"Os professores e alunos se sentem desassistidos pelo poder público e pedimos intervenção dos vereadores para que o colégio volte a ser uma referência em educação e estrutura", destacou o jovem, convidando a todos que puderem colaborar para um mutirão de reformas e limpeza da área externa da escola no próximo sábado (9).

Rafael Bueno se solidarizou e se colocou à disposição:

"A nova política se faz assim, reformando escolas, garantindo qualidade na nossa educação. Então esses jovens estão convocando a nossa comunidade. Sejam estudantes, ex-estudantes, empresários, a contribuir com uma lata de tinta, com a mão-de-obra, com uma máquina para que eles possam cortar o mato, fazer limpeza no parquinho, limpar as salas de aula. Então a comunidade está engajada."

O parlamentar ressalta que iniciativas como a dos alunos mostram que os jovens estão querendo estudar, mas em escolas de qualidade. Ele ainda lembrou que o Estado deveria solicitar parcerias com o Município para essas intervenções estruturais. Isso porque em muitos casos o Município cede espaços físicos em escolas para alunos da rede estadual desempenharem suas atividades.

07/02/2019 - 18:30
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Crédito: Daniel Corrêa/divulgação