Legislativo pede esclarecimentos de dados divulgados pela Codeca

Solicitação do vereador Adiló Didomenico requer que Executivo explane a contabilidade registrada pela empresa nos últimos cinco anos

Os parlamentares caxienses aprovaram, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (08/01), durante a sessão representativa, o pedido de informações contido no requerimento nº 04/2019. A matéria foi protocolada pelo vereador Adiló Didomenico/PTB e prevê que a administração municipal esclareça investimentos e dados numéricos da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que é uma empresa de economia mista cujo maior acionário é o município.

Adiló questiona declarações da prefeitura que disse estar promovendo uma série de ações com objetivo de resgatar a estabilidade financeira da Codeca. De acordo com o petebista, o  Executivo teria informado que a empresa fechou o ano de 2017 com déficit de R$ 7 milhões, devido a gestões passadas. Além disso, o governo do atual prefeito Daniel Guerra/PRB teria dito que ações de economia implementadas ao longo do ano diminuíram o prejuízo.

O requerimento solicita explicações técnicas contábeis sobre os dados informados, como, por exemplo, o total de despesas, o custo de serviços, as despesas operacionais e a possível redução nos custos entre os anos de 2016 (último ano do governo Alceu Barbosa/PDT) e 2017 (primeiro ano do mandato de Daniel Guerra). 

Entre as indagações, o parlamentar solicita um balanço geral das ações da Codeca,  apresentação de uma planilha de receitas líquidas e divulgação dos valores totais de ativo não circulante, entre o período de 2013 e 2017. Por fim, requer o detalhamento de saldos finais das contas da companhia, consolidadas de janeiro a outubro de 2018. Conforme a Lei Orgânica do município, o Executivo tem até 30 dias para retornar as informações ao Legislativo.

Votação do Requerimento 04/2019
Vereador – partido – voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Ausente

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Ausente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Ausente

EDSON DA ROSA MDB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Ausente

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Ausente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Ausente

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Ausente

RAFAEL BUENO PDT Ausente

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Ausente

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

08/01/2019 - 11:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor: Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator: Karine Zanardi
Vereador Adiló Didomenico/PTB

Vereador Adiló Didomenico/PTB

Crédito: Franciele Masochi Lorenzett, divulgação