Comunidade caxiense é convidada para a inauguração do Instituto de Leitura Quindim

Presidente da unidade, Volnei Canônica esteve na tribuna da Câmara e disse que todos são bem-vindos, às 18h30 desta sexta-feira (30/11), no Moinho da Cascata, onde o ILQ vai funcionar

A população caxiense recebeu, nesta quinta-feira (29/11), um convite público para a inauguração do Instituto de Leitura Quindim (ILQ), no Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820, bairro Santa Catarina). A abertura do espaço, que abrigará biblioteca de referência com mais de 5 mil livros e área de pesquisa, será nesta sexta-feira (30/11), às 18h30min. A janela para a manifestação no Parlamento foi aberta por meio de acordo de líderes.

Segundo Volnei, após um trabalho desenvolvido por quatro anos pelo Centro de Leitura Quindim, o ILQ nasce com os propósitos de pensar ainda mais na criança e nos adolescentes e criar um ambiente para acolhê-los e incentivá-los à leitura, além de território para estudos e pesquisas por parte de educadores, pensadores e comunidade em geral. “O instituto vem para se tornar um polo de discussão da educação e da cultura”, informou.

O presidente do ILQ aproveitou a presença durante a sessão do Legislativo para tentar sensibilizar os poderes públicos a colocarem recursos para potencializar os talentos e áreas artísticas da cidade. “Garantir cultura é garantir investimentos. Peço a todos que pensem nisso”, frisou o também relações públicas, diretor de teatro e escritor. 

Volnei lembrou que vigora no Brasil, após mais de uma década de discussões, a Lei Nacional de Leitura e Escrita. Nesse contexto, o ILQ quer contribuir com a cultura e a educação em Caxias, no país e no mundo. Seguindo esse propósito, no instante em que abre suas portas na cidade, também promove um evento gratuito para discutir, entre outros pontos, a situação do mercado editorial, tendo em vista o fechamento de diversas livrarias e editoras; as políticas públicas relacionadas à leitura; o impacto e o uso das novas tecnologias; e a internacionalização da literatura produzida no Brasil.

Tais questões estarão em debate no I Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil: Onde estamos e para onde vamos?, que se estende de 30 de novembro a 2 de dezembro. A abertura e as primeiras palestras ocorrem às 15h desta sexta-feira (30/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). Já nos dias 1º e 2 de dezembro os painéis vão acontecer no Intercity Hotel (Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, bairro Desvio Rizzo), no horário das 9h às 16h.

“Estamos trazendo para o panorama autores e autoridades ligadas à educação e à cultura de várias instâncias, desde o Ministério da Cultura até secretarias municipais e estaduais de diferentes regiões”, divulgou Volnei, chamando as pessoas a comparecerem no evento. A entrada no panorama é franca e o email para inscrições é inauguracaoquindim@gmail.com   

29/11/2018 - 10:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor: Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator: Vania Espeiorin - MTE 9.861
Volnei Canônica, presidente do ILQ

Volnei Canônica, presidente do ILQ

Crédito: Gabriela Bento Alves