Rafael Bueno convoca caxienses para mobilização neste domingo em favor da ocupação da Maesa

Parlamentar esteve hoje pela manhã (6) no prédio e novamente destacou importância do prédio histórico

O vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, esteve hoje (6) pela manhã no prédio e convocou os caxienses para participar da ação cultural que ocorrerá domingo (8) na Rua Plácido de Castro, ao longo da edificação. A ação objetiva abraçar o prédio e reforçar aos moradores a importância da preservação e ocupação da Maesa. No dia, o movimento "Abrace a Maesa" realizará uma aula pública com o propósito de ser itinerante e levada a escolas e comunidades do município. O primeiro painel terá a presença do jornalista Rodrigo Lopes, do ex-vereador Jaison Barbosa/PDT, de membros da União das Associações de Bairros (UAB), do Conselho Municipal de Política Cultural e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), além de outras agremiações. O prédio, cedido pelo governo do Estado a Caxias do Sul, tem 53 mil metros quadrados e é tombado como patrimônio histórico. O evento será transferido em caso de tempo ruim.

"Precisamos mostrar a toda comunidade, às entidades culturais e principalmente à prefeitura que é preciso colocar em prática um plano de ocupação para preservar a história da Maesa e dar um destino adequado ao prédio", disse Bueno.

Também estiveram na Maesa, além do vereador Bueno, o presidente da UAB, Valdir Walter, o presidente da AMOB do bairro Panazzolo, Lucas Diel, e a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Maria Cecilia Pozza. Todos foram unânimes em apontar degradação na parte externa do prédio, inclusive com risco de queda de uma marquise.

"E esses riscos, sem uma ocupação bem discutida com todos os segmentos envolvidos, tende a se agravar. Precisamos fazer essa cobrança", disse o parlamentar.

Nesta edição do “Abrace a Maesa” haverá shows da banda Cuscobayo e do Maracatu Baque dos Bugres. O patrocínio cultural do bar e restaurante Panela de Barro, que fica nas imediações.

Na segunda-feira (9), às 10h, a Frente A Maesa é Nossa e a Comissão de Educação da Câmara e entidades comunitárias e ligadas à cultura visitarão o interior do prédio e terão uma reunião com o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto.

06/07/2018 - 13:45
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.
Lideranças constaram problemas na edificação da Maesa

Lideranças constaram problemas na edificação da Maesa

Crédito: Daniel Corrêa/Divulgação