Toigo apresenta a secretário de Obras programa para financiar obras de saneamento

A proposta pode ser a chave para construir galeria pluvial e resolver históricos alagamentos nos bairros Santa Catarina, Pio X, Marechal Floriano e São José

Um programa de financiamento federal pode ser a saída para os frequentes alagamentos que atingem bairros como Santa Catarina, Pio X, Marechal Floriano e São José, em Caxias do Sul. Nesta quarta-feira (04/04), o vereador Gustavo Toigo/PDT apresentou a sugestão de adesão ao programa Avançar Cidades/Saneamento, do Ministério das Cidades, ao secretário de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan.

Toigo sugeriu que Caxias do Sul buscasse adesão à modalidade Manejo de Águas Pluviais, uma das linhas disponíveis. Explicou que a proposta consiste na construção de uma galeria (espécie de túnel), com início nas proximidades da Vinícola Nova Aliança e seguindo pela Rua Matteo Gianella até a Rua Luiz Covolan, na região do Bairro Santa Catarina.

O modelo de financiamento fornece créditos de, no mínimo, R$ 10 milhões, com a contrapartida mínima de 5% do valor do investimento. O prazo para participar da seleção vai até 1º de junho. “Essa linha de crédito pode atender a uma demanda histórica, resolvendo, em definitivo, o problema de alagamentos, naquela região do município. Há muito tempo, a cidade aguarda por uma possibilidade desse vulto”, salientou Toigo.

Pavan agradeceu ao vereador e disse que irá pedir agilidade dos servidores da secretaria. Segundo ele, a intenção passa por garantir que uma carta-consulta seja apresentada dentro do prazo.

04/04/2018 - 16:36
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.
Vereador Gustavo Toigo

Vereador Gustavo Toigo

Crédito: Cristiane Barcelos/divulgação