Escola Estadual Santa Catarina recebe homenagem do Legislativo caxiense por cinquentenário

A sessão solene teve a presença de estudantes, ex-alunos e da banda marcial da instituição

O Legislativo caxiense homenageou, em sessão solene da noite desta quarta-feira (28/03), os 50 anos de fundação da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina. A solenidade contou com a presença de estudantes e ex-alunos da instituição. A banda marcial, formada por duas dezenas de jovens, abriu os trabalhos com a execução do Hino Nacional. A plenária foi conduzida pelo presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi. Os vereadores Adiló Didomenico, Gustavo Toigo e o 2º secretário da Mesa Diretora, Renato Oliveira, acompanharam o ato.

Propositor principal da distinção, o vereador Paulo Perico falou em nome da Casa. Na tribuna, recordou a história do Bairro Santa Catarina. O crescimento demográfico, naquele local, demonstrava a necessidade de um ginásio, atual Escola de Ensino Médio. Foi a partir da soma de esforços da sociedade civil e religiosa e do poder público que, em 1º de abril de 1958, foi inaugurado o Ginásio Estadual Escola Santa Catarina, sob a direção da professora e ex-vereadora Iró Nabinger Chiaradia.

Atualmente, a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina conta com 1.075 alunos, distribuídos entre os ensinos fundamental e médio, 56 professores e 10 funcionários. O parlamentar sublinhou que, ao longo dos 50 anos, o Santa sempre foi pautado pela excelência em todas as atividades educacionais, culturais e sociais. “No período em que fui coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), deparava muitas vezes com pais que queriam que seus filhos estudassem no Santa. Não importava o bairro onde residiam, queriam uma vaga no Santa”, salientou.

Depois da entrega da placa em homenagem ao meio século de história, o atual diretor da Escola Santa Catarina, Genor Zuanazzi Urio, fez o uso da palavra para agradecer a honraria. Citou o aprendizado que teve com os ex-diretores Sidinei Libardi e Ione Biasuz, que estavam presentes na solenidade, e a perpetuação do Santa como um dos colégios de maior renome em Caxias do Sul.

Na oportunidade, Genor enalteceu o trabalho e atuação do grêmio estudantil. Além disso, ressaltou a importância da instituição na formação de diversos cidadãos e autoridades caxienses e que fazem história mundo afora.

29/03/2018 - 10:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor: Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator: Felipe Michelon Padilha
O diretor do colégio enalteceu o trabalho e atuação do grêmio estudantil

O diretor do colégio enalteceu o trabalho e atuação do grêmio estudantil

Crédito: Felipe Padilha