Talian é a segunda língua oficial de Caxias do Sul

Presidente do Legislativo promulga lei de Gustavo Toigo aprovada em plenário e vetada pelo prefeito

O presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Gremelmaier, promulgou nesta segunda-feira (9/10) durante a reunião da Mesa Diretora a Lei 8.208 que torna o Talian a segunda língua oficial de Caxias do Sul. A Lei promulgada é de autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT.

O texto preserva a Língua Portuguesa como língua oficial, mas garante a valorização da herança linguística e cultural representada pelo Talian. Considerado língua de imigração, o Talian faz parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, é reconhecido como referência cultural brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.

A proposta de Toigo tramitava na Casa desde 2015. Arquivado em 2016, o PL 50/2015, foi reapresentado com emenda pelo parlamentar em 14 de maio de 2017 e aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 17 de agosto. Vetado em sua totalidade pelo Executivo, o ato do prefeito Daniel Guerra/PRB foi derrubado por maioria de votos (20 x 2) em 3 de outubro e promulgado nesta segunda-feira pelo presidente do Poder Legislativo.

09/10/2017 - 16:30
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.
Felipe Gremelmaier assinou lei em reunião da Mesa Diretora

Felipe Gremelmaier assinou lei em reunião da Mesa Diretora

Crédito: Clever Moreira