Escola do Legislativo faz parceria com Apadev

Versão da Constituição para o Ensino Fundamental será traduzida e impressa em braille

Em visita à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), na última quinta-feira (12/07), a Escola do Legislativo firmou uma parceria para que a “Constituição em Miúdos” possa ser traduzida e impressa no sistema braille. O manual é uma versão da Constituição Federal dirigida a estudantes do Ensino Fundamental como ferramenta na educação para a cidadania.

Para possibilitar que pessoas com deficiência visual tenham acesso a mais obras, a Apadev conta ainda com cerca de 150 títulos em braille, além de 80 livros adaptados em fonte ampliada para pessoas com baixa visão. Conforme o presidente da Apadev, Claudio Biasio, na Associação “o deficiente visual tem acolhimento, amparo, treinamento e eles podem reconhecer que os seus direitos estão sendo observados”. 

Na ocasião, estiveram presentes também o diretor da Escola do Legislativo, vereador Edson da Rosa, o diretor-geral da Câmara Municipal, Rafael Toigo, o coordenador do Núcleo de Programas Institucionais e Divulgação, Eduardo Ziegler Reis, e as servidoras envolvidas com a Escola Tamara Aparecida Gaio e Edivania da Costa Ramos. Na avaliação de Edson da Rosa, é preciso reconhecer a demanda da sociedade. Ele enfatiza que a “acessibilidade é uma necessidade”.

Para os profissionais da Rede Municipal de Educação será realizada uma capacitação sobre o manual “Constituição em Miúdos”, agendada para (09/08) no plenário da Câmara Municipal. A ministrante será a própria autora do material, Madu Macedo, da Escola do Legislativo de Pouso Alegre/MG. Estão reservadas 50 vagas para a Rede Municipal de Caxias do Sul.

Atualmente, a Apadev atende a 187 pessoas e está aberta à comunidade. A entidade funciona na Rua Luíz Antunes, 899, bairro Panazzolo. Saiba mais

31/07/2017 - 11:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor: Clever Moreira - 8697
Redator: Franciele Masochi Lorenzett
Equipe do Legislativo se reuniu com a associação dos deficientes

Equipe do Legislativo se reuniu com a associação dos deficientes

Crédito: Franciele Masochi Lorenzett