terça-feira, 02/02/2021 - 1 Ordinária

Requerimento nº 13/2021

VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Senhor presidente, poucos dias atrás, ainda na representativa, a Bancada do PT fez um pedido de informações bastante semelhante a esse, e nós acrescentamos algumas questões aqui e acho que é a hora de oportunizar a toda a Casa de fazer esse pedido de informações. Hoje, estamos, pelo menos, a Casa toda. Votar favorável um projeto desses, um pedido de informações desse é saber do Executivo mesmo qual será a diminuição do transporte, dos valores, qual valor vai vir a passagem daqui mais uns dias, porque isso nos dá subsídios para, daqui uns dias, quando vir votar o projeto do Executivo sobre a nova empresa que vai gerenciar, por que não, o transporte coletivo por 20 anos.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): Após, um aparte, vereador Renato?
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Nesse momento, estamos pedindo aos nobres pares, porque é uma oportunidade de todos os vereadores poderem participar desse ato, porque, na sessão representativa, nem todos vereadores podiam estar presentes, podiam estar, mas não tinham direito a voto. Então, estamos pedindo informações. Esta Casa, é obrigação desta Casa saber o que acontece, mas saber não no disque-disque, não no WhatsApp, não no xerox, não, não. Esta Casa tem a obrigação de saber de algumas informações que forem necessárias através de documento. Então, isso que esta Casa está fazendo é informações através de documentos. Esperamos que a Casa aprove esse projeto, esse pedido de informações, para nós podermos, amanhã ou depois, subsidiar para que nós tenhamos mais dados. Quem pediu aparte? Vereador Fiuza, o seu aparte.
VEREADOR ELISANDRO FIUZA (REPUBLICANOS): Obrigado, vereador Renato. É bom ressaltar que esse pedido que V. Exa. faz desse pedido de informações, não é para declarar que o senhor e qualquer um de nós não tenhamos tido aval do governo, o qual nos comunicou, nos convidou para uma reunião para falar dessa pauta, mas é como o senhor bem disse: não ficou totalmente detalhado todas as informações. O pedido que o senhor faz, de uma forma sucinta, é de ter averiguação de todos os dados que V. Exa. tem como prioridade, como um questionamento, até mesmo para que a gente possa, de uma certa forma, poder auxiliar, poder contribuir com a Secretaria de Trânsito e Mobilidade para que nós possamos também ajudar no que se refere a nova licitação que está sendo dado andamento, principalmente no que se refere, vereador Renato, da responsabilidade que nós temos que ter, principalmente, nesse momento, o Poder Executivo, no que se refere ao termo de referência para a concessão dessa licitação. A gente sabe do quanto isso é muito importante, é muito relevante. A gente tem que ter o extremo cuidado para que não venhamos a cometer erros e equívocos para que a nossa população tenha realmente um serviço bem prestado. Eu estarei votando favorável ao seu pedido. Muito obrigado.
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Obrigado, vereador Fiuza. Lhe agradeço pela sua bela intervenção. Vereador Cadore, o seu aparte.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Na verdade, vereador Renato, eu acho que a gente vai... Em meu nome e em nome do governo, a gente faz uma mea culpa, naquele momento em que a bancada do PT pediu as informações, antes, mês de janeiro, porque é um assunto relevante, é um assunto importantíssimo. Eu falo vendo a figura do prefeito: ele sempre está disposto a dialogar, a esclarecer. O perfil do prefeito é esse. Naquele momento foi negado para o PT em função de que, no mesmo dia, nós iríamos ter uma reunião que, pelo que consta e pelo que eu tenho sentido, não foi muito clara. Então, concordo com o pedido e hoje voto favorável porque entendo que quanto mais informações, melhor.
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Solicito uma Declaração de Líder só para encerrar.
PRESIDENTE VELOCINO UEZ (PTB): Uma Declaração de Líder a bancada do PCdoB, continua com a palavra vereador Renato Oliveira.
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Para ser bem breve aqui. Presidente, só para agradecer também o vereador líder do governo, vereador Cadore, que se manifesta favorável à votação. (Esgotado o tempo regimental.) Que vote favorável. Porque, na época, quero dizer que lembro que eu falei sobre se o nosso vereador vice-líder do governo estivesse ligado ao governo, com certeza aquele pedido de informações teria sido aprovado, porque eu entendo que o governo também estaria querendo informar quanto mais possível. As melhores informações que vêm são do governo. Acho que também nós não temos interesse em estar aqui todos os dias fazendo pedido de informações, porque... Hoje mesmo, eu vi na Casa, nosso líder do governo... Porque se eu tivesse que pedir uma Declaração de Líder, iria fazer o que o senhor fez sobre a questão da Codeca, a capina está muito ruim na nossa cidade. Mas não é isso, eu tenho que elogiar, por exemplo, o serviço que a Secretaria do Meio Ambiente está lá na Escola Castelo Branco fazendo um trabalho belíssimo. Então nós queremos trabalhar juntos, como o prefeito disse, como o senhor disse da tribuna, no melhor para Caxias. Nós queremos o melhor para Caxias. Então esse pedido de informação é um pedido muito simples, como disse o vereador Xuxa, queremos pedir informações para nós subsidiar...
VEREADOR MAURÍCIO MARCON (NOVO): Concede um aparte, vereador?
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Amanhã ou depois, nós termos mais subsídios para nós podermos votar. Então agradeço desde já, principalmente o líder de governo. Vereador Marcon, seu aparte.
VEREADOR MAURÍCIO MARCON (NOVO): Só para parabenizá-lo, vereador. Eu acho muito pertinente essa sua questão pelo seguinte, a gente ficou, a gente teve a promessa do governo que teria, sim, os cortes no valor da passagem, eu acho que alguns cidadãos caxienses lhe perguntaram quanto seria reduzido, para mim perguntaram. E eu fiquei em dúvida em responder, porque, realmente, esse cálculo saiu no jornal alguma coisa, que seria de cinco centavos o do fim do passe livre no domingo, depois se mudou o cálculo, porque se usou o número de 2020. Então eu só queria parabenizá-lo e eu acho bastante pertinente que a gente possa também dar uma resposta às pessoas que votaram, enfim, ao público em geral de quanto a passagem vai reduzir. Parabéns, vereador!
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Obrigado, vereador Marcon. Eu sei que...
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Um aparte, vereador?
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): De imediato, vereador Bressan.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Vereador Renato, no momento oportuno, eu votarei favorável. Como eu disse desde o início, acho que aqui a gente não está para derrubar pedido de informação. O Executivo tem todo o dever de nos responder e deixar que esta Câmara seja clara e parceira em todos os momentos. Então eu o parabenizo, com certeza, votarei favorável. E dizer, reforçar mais uma vez, na tribuna, o que eu disse e vou cobrar. Nós somos parte, somos base de governo, faço parte do governo, mas é o nosso eleitor, o nosso cidadão que está lá fora sofrendo constantemente, e o desgoverno passado de três anos que foi ridículo desse governo Guerra deixou aí tudo a desejar, e aí mais uma vez nós temos que consertar todas essas coisas que aconteceram dentro da cidade, que eu tenho certeza de que vai ser um governo diferenciado. Obrigado, vereador.
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Obrigado, vereador Bressan. Agradecer aos nobres pares pelos apartes. Peço mais uma vez se puderem votar favorável a esse projeto bem simples, para que a gente possa tirar essas dúvidas. Obrigado, vereadores, nobres pares que usaram seus apartes.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Não realizada

Ir para o topo